sábado, 19 de janeiro de 2008

SOA para suporte em Dispositivos Móveis

An Open and Dynamical Service Oriented Architecture for Supporting Mobile Services

Neste trabalho Sánchez-Nielsen et al [1], propõe uma arquitetura orientada a serviços para suporte a dispositivos móveis. Neste contexto, os autores propõe uma arquitetura que atenda aos seguintes requisitos: serviço orientou arquitetura que se dirige os assuntos seguintes: (1) integração dinâmica de novos serviços por provedores, (2) descoberta dinâmica de serviços disponíveis e (3) o uso de um software de fonte aberto para desenvolver o solução.

Basicamente a arquitetura proposta se divide em quatro componentes principais: (1) provedores de serviço, (2) o gerenciador de serviços, (3) os clientes e (4) o registro de UDDI. A Figura 1 apresenta o modelo da arquitetura proposta pelos autores.

Figura 1. Arquitetura SOA para Dispositivos Móveis

Os principais componentes da arquitetura são descritos a seguir:

· Provedores de Serviço: são os principais components que implementam e oferecem os services disponíveis. Estes serviços são descritos utilizando a liguagem WSDL.

· Clientes: representam os usuários de dispositivos móveis que estão interessados nos serviços disponíveis no ambiente em que ele se encontra, estes serviços devem ser fornecidos aos clientes de uma forma transparente para si.

· Gerenciador de Serviço: é a camada intermediária entre os dispositivos móveis e o provedor de serviços. É o responsável pelo fluxo das informações entre ambos os componentes. Um gerenciador de serviços é um web service que utiliza uma invocação dinâmica de serviços como mecanismo de comunicação entre os diferentes provedores de serviços.

· Registro UDDI: estes registros são utilizados para a localização de novos serviços. A descoberta de serviços é computada em tempo de execução pelo gerenciador de serviços, quando o usuário envia uma requisição de um novo serviço.


[1] Sánchez-Nielsen, Elena; Martín-Ruiz, Sandra; Rodríguez-Pedrianes, Jorge. “An Open and Dynamical Service Oriented Architecture for Supporting Mobile Services”, In: ICWE - International Conference on Web Engineering. Palo Alto, EUA. 2006

Um comentário:

Wallace disse...

Prezados,

No link http://www.supravizio.com/Webservices-SOA.aspx é possível obter detalhes sobre um estudo de caso da aplicação de SOA para venda de seguros pelo site Webmotors envolvendo BPM e máquina de cálculo de seguros.

Wallace Oliveira
www.venki.com.br