quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Descobrindo serviços dinamicamente em uma rede Ad Hoc

Uma abordagem apresentada por [1] propõe a combinação entre as arquiteturas de serviços Jini [2][3] e Web Services, para permitir a descoberta dinâmica de serviços em redes, como tecnologias de apoio à computação pervasiva ou ubíqua.

A utilização de Jini deve-se à necessidade de existência de descoberta de serviços também em redes Ad Hoc. "A tecnologia Jini é usada atualmente para habilitar inicialização espontânea de uma rede de serviços decorrente de uma abordagem Ad Hoc. Implantadores atuais estão usando essa capacidade para criarem soluções numa série de novos mercados de rede ad-hoc, incluindo redes caseiras, sistemas telemáticos e redes de sensores, entre outros" [1]. A arquitetura Jini é apresentada na figura abaixo.



Como pode ser facilmente percebido, a arquitetura de serviços Jini é muito similar a de Web Services, apresentada na figura abaixo. Porém, a descrição de serviço e a composição de Web Service não é suportada pelo sistema Jini padrão. Jini necessita que os serviços estejam expressados sob a forma de descrições de interfaces Java. Além disso, a busca por serviços Jini é feita através do mecanismo de pesquisa baseada em tipo, que requer que todas as partes envolvidas primeiramente concordem com um conjunto comum de interfaces de descrição de serviços conhecidas que ofereçam as mesmas funcionalidades de alto-nível. Assim, é difícil para Jini descobrir e interoperar com Web Services.



É aí que entra a solução proposta por [1]. Resumidamente, eles melhoram o mecanismo de descobrimento do Jini reimplementando ou extendendo o seu processo de registro e busca existentes. A solução é ilustrada pela figura abaixo.



Portanto, soluções para o suporte de descobrimento dinânico de serviços em redes Ad Hoc existem. No caso de [1], foi feita uma adaptação/alteração de tecnologia já existente. Dessa forma, embora já existam, nada impede que novas e melhores soluções sejam apresentadas, inclusive podendo ser o tema de um trabalho futuro.

[1] B. Xu, Q. Gao e X. Yang, "Extensions to Jini Service Architecture for Pervasive Computing", 2006 1st International Symposium on Pervasive Computing and Applications.
[2] http://www.sun.com/jini/.
[3] http://www.jini.org/.

Nenhum comentário: