sábado, 12 de janeiro de 2008

Arquitetura Mobile SOA

Um exemplo de arquitetura de acesso a Web Services por dispositivos móveis é apresentado por [1]. Em um sentido técnico, a demonstração consiste de uma descrição de serviço (WSDL), uma implementação de serviço e três aplicações clientes, conforme ilustrado pela figura abaixo. JSR 172 é usado para consumo do serviço em dois clientes móveis de funcionalidades idênticas: um para dispositivos com suporte nativos para JSR 172 e outro para dispositivos sem as API’s. Para comparação, uma aplicação cliente de PC baseado em Apache Axis também foi implementado.



A demonstração de conceito da arquitetura proposta identificou que serviços com processamento longo não podem ser usados diretamente, já que JSR 172 somente suporta mensagens síncronas. Operações assíncronas foram simuladas através do uso de uma técnica onde o cliente repetidamente busca por uma resposta, através do envio de requisições de serviço, até que uma resposta é disponibilizada. Assincronicidade é mais propriamente atingida pelo uso da característica de empurrar registro do MIDP, permitindo que aplicações possam ser iniciadas de fora de uma requisição, via SMS (Short Message Service), por exemplo. Em um ambiente onde os dispositivos possuam endereços IP alcançáveis, essa característica de enviar registro do MIDP pode ser combinada com uma pequena versão de um manipulador de Web Services para permitir o fornecimento de serviços por dispositivos leves.

[1] R. Tergujeff, J. Haajanen, J. Leppänen e S. Toivonen, "Mobile SOA: Service Orientation on Lightweight Mobile Devices", IEEE International Conference on Web Services (ICWS 2007), 2007.

Nenhum comentário: