terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Middleware for Multimedia Mobile Collaborative System

Os autores apresentam neste artigo [1], um middleware que visa facilitar a construção de sistemas colaborativos para dispositivos móveis focados em aplicações multimídia. São apresentados a arquitetura básica de um framework para auxílio na criação de sistemas colaborativos ubíquos. Inicialmente é exposto um framework conceitual para que suporte a criação de aplicações colaborativas para dispositivos móveis, a Figura 1 apresenta as camadas desenvolvidas para o framework.



Figura 1. Framework do Ambiente Colaborativo Móvel




Conforme mostra a figura o framework foi dividido em quatro componentes principais:
  • Camada de Geração de Conteúdo: nesta camada, o servidor de conteúdo gera o conteúdo baseado em uma requisição do cliente. A mensagem de requisição do cliente consiste no perfil do dispositivo, estado prévio da rede, e a URL solicitada. O servidor verifica a disponibilidade dos dados, se os dados estiverem disponíveis, o conteúdo será gerado e entregue ao cliente baseado no tipo do dispositivo que solicitou e a conexão de rede;

  • Camada de Comunicação: mantém em cada sessão a interação e entrega de mensagens entre o cliente e servidor. Descobre o estado da rede e decide se armazena as mensagens em filas para caso não exista conectividade da rede para seu posterior envio;

  • Camada de Consumo e Re-geração de Conteúdo: esta camada, as mensagens são combinadas e seus conteúdos enviados para a camada de visualização para exibição. Caso o cliente deseje fazer qualquer modificação no conteúdo, este será re-gerado. O conteúdo modificado pode ser enviado a um outro usuário diretamente ou ao servidor;

  • Camada de Visualização de Conteúdo: uma vez que o conteúdo chegue a camada de visualização, este objeto é transformado em uma estrutura DOM (Document Object Model), para então a utilização de um visualizador para apresentar o conteúdo disponibilizado.
De uma forma resumida, estas quatro camadas apresentadas fornecem suporte para busca e apresentação de conteúdo para ambientes heterogêneos. Ao se considerar a interação permitida aos usuários em páginas WEB, isso possibilita a colaboração e execução de sistemas complexos em dispositivos móveis, possibilitando a comunicação entre diferentes plataformas. A Figura 2 apresenta a arquitetura para um sistema colaborativo em dispositivos móveis construído a partir framework proposto.



Figura 2. Arquitetura de um Sistema Colaborativo Móvel

No protótipo desenvolvido o sistema permite a comunicação entre os membros de um grupo através de e-mail, chat ou mensagens de voz, e o compartilhamento de arquivos. Disponibilizando diferentes sistemas para os usuários a partir do middleware desenvolvido. Desta forma é apresentada a utilização da arquitetura proposta para a construção de sistema colaborativos para dispositivos móveis.
[1] SU, Xiaoyong; PRABHU, B. S.; CHU, Chi-Cheng; GADH, Rajit. “Middleware for Multimedia Mobile Collaborative System”, In: WTS – Wireless Telecomunications Symposium. California, EUA. 2004.

Nenhum comentário: