terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Arquitetura SeSCO: Composição de Serviços em Ambientes Pervasivos

Seamless Service Composition (SeSCo) in Pervasive Environments

Neste artigo, Kalasapur et al. [1] apresentam uma arquitetura para composição de serviços em dispositivos móveis, esta arquitetura deve permite a execução de aplicações multimídias em ambientes heterogêneos, arquitetura denominada PICO pelos autores.
Basicamente os elementos que foram representados na arquitetura são os seguintes: (1) camileuns - representação abstrata dos dispositivos, (2) delegents - entidades de software que representam as características dos dispositivos como serviços, e (3) as comunidades - organização lógica de um número de delegents que trabalham para um objetivo comum, ou um serviço composto.
Para a arquitetura foram construídas funções de middleware fundamentais para a consciência de contexto. Porém, a consciência de contexto não estará ligada a uma infra-estrutura de software específica ou ambiente físico. A consciência de contexto estará disponível nos ambientes, através da transmissão em uma rede ad hoc, que contém as fontes de contexto e os consumidores. A Figura 1 apresenta o middleware construído para a arquitetura.


Figura 1. PICO middleware

O middleware para a arquitetura PICO é dividido em camadas, com operações diferentes que podem ser executadas em diferentes camadas do middleware. Baseado na capacidade dos dispositivos, podem haver três versões diferentes de execução, que essencialmente difere nas operações que eles podem executar. Para dispositivos com poucos recursos, pode ser instalada uma versão mínima do middleware, que contém uma pilha reduzida de instruções. Esta versão mínima é capaz de avisar e participar da descoberta de serviços, porém não é possível administrar tarefas mais complexas como orquestração e composição de serviços. A segunda versão, contém as mesmas operações da versão anterior, porém é instalado em dispositivos que são possivelmente móveis, como PDAs, laptops etc. A versão completa do middleware é instalada em dispositivos que possuem mais recursos, como PCs, servidores. Estes dispositivos podem executar tarefas mais complexas como descoberta e composição de serviços.
O foco dos autores no trabalho está relacionado a camada de serviços, a Figura 6 apresenta os componentes que compõem a camada de serviços desenvolvida, esta figura detalha a camada de serviços representada no middleware da Figura 2. A camada de serviços do middleware é responsável por serviços básicos relacionados com as operações do sistema, como exposição do serviço, descoberta e composição.


Figura 2. Camada de Composição de Serviços


Conforme mostra a figura, o gerenciamento de publicação envia os serviços disponíveis periodicamente e também responde a publicações externas e pedidos. O serviço de agregação é responsável por armazenar os novos serviços que estão disponíveis. Já o serviço de composição é responsável por gerenciar a composição dos serviços e as informações pertinentes a cada serviço.
De uma forma simplificada os autores apresentaram uma arquitetura para a composição de serviços, principalmente a serviços inerentes a multimídia em ambientes ubíquo. Como a arquitetura envolve assuntos não relacionados com este trabalho, neste artigo foi apresentado o objetivo geral dos autores e um foco maior na composição de serviços, que está relacionado com o objetivo deste trabalho.

[1] KALASAPUR, Swaroop; KUMAR, Mohan; SHIRAZI, Behrooz. “Seamless Service Composition (SeSCo) in Pervasive Environments”, In: In: MSC - Multimedia service composition. Singapore. 2005.

Nenhum comentário: