quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Sliver: Um Motor de Execução de Processos de Workflow BPEL para Dispositivos Móveis

Vou iniciar com a minha opinião. Aparentemente, esta arquitetura é muito parecida com o que estamos pensando para a "nossa" arquitetura. Vale a pena ler os artigos!

O projeto Sliver (http://mobilab.wustl.edu/projects/sliver/) se define como um motor de execução SOAP e BPEL para dispositivos móveis. Simplificadamente, o Sliver levou o BPEL de grandes servidores para pequenos dispositivos móveis, além da disponibilização de serviços, a criação de composições com eles. Importante salientar que o Sliver suporta muitos dos requisitos da computação pervasiva, tais como a questão de que os Web Services participantes de uma composição podem alterar seu status de online para offline e vice-versa diversas vezes. Ainda, permite a comunicação entre os serviços utilizando HTTP ou bluetooth, entre outros aspectos.

Segundo [1], Sliver é um motor de execução de processos de workflow BPEL que suporta uma grande variedade de dispositivos, desde telefones celulares até desktops. A arquitetura do motor de execução Sliver usa uma série de parsers escritos à mão desenvolvidos utilizando os leves pacotes kXML [3] e kSOAP [4].

“O desenvolvimento de motores de middleware como Sliver é um passo importante em direção ao objetivo de longo prazo de levar groupware para dispositivos móveis”. [1]



Como justificativas [2] para o projeto, no que diz respeito a aplicações de computação pervasiva, a incompatibilidade de arquiteturas de hardware e software está desencorajando interações ad-hoc entre os dispositivos. Ainda, o modelo de comunicação inflexível do BPEL efetivamente proíbe a sua utilização sobre os tipos de redes sem fio dinâmicas usadas pela maioria dos dispositivos de computação pervasivos. Por isso, propuseram extensões ao BPEL, implementadas no Sliver [1], que resolvem essas restrições, transformando o BPEL em uma plataforma versátil para aplicações computacionais pervasivas interoperáveis.

As três figuras abaixo ilustram o protótipo desenvolvido [2] como prova de conceito da arquitetura Sliver.







Maiores detalhes do Sliver podem ser encontrados em [1][2][5].

[1] Hackmann, G., Haitjema, M., Gill, C., and Roman, G.-C., “Sliver: A BPEL Workflow Process Execution Engine for Mobile Devices,” Washington University, Department of Computer Science and Engineering, St. Louis, Missouri. (published in Proceedings of 4th International Conference on Service Oriented Computing (ICSOC 2006)) .
[2] Hackmann, G., Gill, C., and Roman, G.-C., “Extending BPEL for Interoperable Pervasive Computing,” Washington University, Department of Computer Science and Engineering, St. Louis, Missouri. (published in Proceedings of IEEE International Conference on Pervasive Services 2007 (ICPS 2007)).
[3] Haustein, S.: kXML 2. http:// kxml.sourceforge.net/ kxml2/ (2005).
[4] Haustein, S., Seigel, J.: kSOAP 2. http:// ksoap.org/ (2006).

[5] Hackmann, G., Haitjema, M., Gill, C., Roman, G.C.: Sliver: A BPEL workflow process execution engine for mobile devices. Technical Report WUCSE-06-37, Washington University, Department of Computer Science and Engineering (2006).

Nenhum comentário: