O projeto Sliver (http://mobilab.wustl.edu/projects/sliver/) se define como um motor de execução SOAP e BPEL para dispositivos móveis.
Segundo [1], Sliver é um motor de execução de processos de workflow BPEL que suporta uma grande variedade de dispositivos, desde telefones celulares até desktops. A arquitetura do motor de execução Sliver usa uma série de parsers escritos à mão desenvolvidos utilizando os leves pacotes kXML [3] e kSOAP [4].
“O desenvolvimento de motores de middleware como Sliver é um passo importante em direção ao objetivo de longo prazo de levar groupware para dispositivos móveis”. [1]
Como justificativas [2] para o projeto, no que diz respeito a aplicações de computação pervasiva, a incompatibilidade de arquiteturas de hardware e software está desencorajando interações ad-hoc entre os dispositivos. Ainda, o modelo de comunicação inflexível do BPEL efetivamente proíbe a sua utilização sobre os tipos de redes sem fio dinâmicas usadas pela maioria dos dispositivos de computação pervasivos. Por isso, propuseram extensões ao BPEL, implementadas no Sliver [1], que resolvem essas restrições, transformando o BPEL em uma plataforma versátil para aplicações computacionais pervasivas interoperáveis.
Maiores detalhes do Sliver podem ser encontrados em [1][2][5].
[1] Hackmann, G., Haitjema, M., Gill, C., and Roman, G.-C., “Sliver: A BPEL Workflow Process Execution Engine for Mobile Devices,”
[2] Hackmann, G., Gill, C., and Roman, G.-C., “Extending BPEL for Interoperable Pervasive Computing,”
[3] Haustein, S.: kXML 2. http:// kxml.sourceforge.net/ kxml2/ (2005).
[4] Haustein, S., Seigel, J.: kSOAP 2. http:// ksoap.org/ (2006).
[5] Hackmann, G., Haitjema, M., Gill, C., Roman, G.C.: Sliver: A BPEL workflow process execution engine for mobile devices. Technical Report WUCSE-06-37, Washington University, Department of Computer Science and Engineering (2006).
Nenhum comentário:
Postar um comentário