quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Padrões de implementação

As principais plataformas de desenvolvimento de aplicações também possuem soluções para a utilização de dispositivos moveis em SOA. A Microsoft possui suporte a Web Services em dispositivos móveis há algum tempo, através de seu .NET Compact Framework [1].

Uma visão geral sobre como consumir Web Services a partir de dispositivos móveis com Java é apresentada por [2]. Para essa plataforma, a tecnologia mais importante para clientes móveis é Java 2 Platform, Micro Edition (J2ME), especificamente J2ME Web Services APIs (WSA) [3], também conhecida como JSR 172. Essa tecnologia foi projetada para acomodar uma variedade de dispositivos de mão e embarcados e é composta por uma configuração (configuration) e um perfil (profile). A configuração consiste de uma máquina virtual (Java Virtual Machine – JVM), bibliotecas de núcleo, classes e API’s (Application Programming Interface). Ela define um conjunto mínimo de características JVM e bibliotecas de classes disponíveis em uma categoria particular de dispositivos. O perfil define um conjunto mínimo de API’s para uma família particular de dispositivos. Perfis são implementados sobre uma configuração particular, e aplicações são escritas para um perfil particular, conforme ilustra a Figura 2. JSR 172 baseia-se, portanto, nas especificações CLDC (Connected Limited Device Configuration) e MIDP (Mobile Information Device Profile).

Abaixo seguem algumas ilustrações retiradas de [2]. A propósito, o artigo é uma referência muito interessante sobre o que é possível fazer com SOA em dispositivos móveis, enfatizando a a implementação de Web Services.







[1] .NET Compact Framework. Disponível em http://msdn2.microsoft.com/ptbr/netframework/aa497273.aspx.

[2] A. M. Jankowska e K. Kurbel, “Service-Oriented Architecture Supporting Mobile Access to an ERP System”, Ferstl, O. et al. (Eds.): Wirtschaftsinformatik 2005 - eEconomy, eGovernment, eSociety, Physica-Verlag, Heidelberg, pp. 371-390, 2005.

[3] J2ME Web Services APIs (WSA), JSR 172. Disponível em http://java.sun.com/products/wsa/.

Nenhum comentário: