terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Ainda sobre SOA em redes Ad Hoc

Particularmente, acredito muito nas redes Ad Hoc e na sua utilização em ambientes colaborativos. Como também estava estudando o artigo [1] que o Alex comentou no post anteiror, vou colocar mais alguns comentários sobre essa questão de SOA em redes Ad Hoc.

O objetivo de [1] foi fornecer SOA em uma MANET (Mobile Ad Hoc Network). A implementação baseou-se no protocolo de roteamento OLSR (Optimized Link State Routing), que é um protocolo pró-ativo, guiado por tabela e que utiliza uma técnica chamada de multipoint relaying for message flooding [2].



Como ilustra a figura acima, a diferença entre a abordagem tradicional (a) e Ad Hoc ou Mesh (b), sem um servidor central, o protocolo de roteamento, no caso OLSR, é de extrema importância.

A implementação OLSR utilizada pelos autores foi o componente open source OLSR daemon (olsrd) versão 0.4.10 [2]. A figura abaixo ilustra o framework fornecido pelo olsrd.



O framework olsrd fornece a possibilidade de executar módulos de software, que pode implemenar funcionalidades customizadas em associação com o roteamento. Seguindo essa idéia, a implementação da camada de SOA foi feita como um plugin olsrd, que fornece a descoberta de serviços SOA.

Portanto, fica comprovado por esse artigo que é possível utilizar SOA em redes Ad Hoc. Ainda, mais um possível componente de nossa arquitetura SOA para dispositivos móveis foi apresentado: OLSR.

[1] T. Halonen e T. Ojala, Cross-Layer Design for Providing Service Oriented Architecture in a Mobile Ad hoc Network, MUM’06, December 4-6, 2006, Stanford, CA, USA.
[2] OLSR daemon http://www.olsr.org/.

Nenhum comentário: